Agência Panafricana de Notícias

Congo inaugura fábrica de tratamento de leite

Brazzaville, Congo (PANA) – O chefe de Estado congolês, Denis Sassou Nguesso, acaba de inaugurar a primeira fábrica de tratamento de leite no Congo, em Edou, a mais de 550 quilómetros ao norte de Brazzaville, a capital, anunciou fonte oficial.

Trata-se de uma unidade totalmente privada e com uma capacidade de produção de oito mil litros de leite diários.

Em primeiro lugar, ela vai produzir um pouco mais de 250 litros diários, antes de atingir 400 litros por dia no final do ano.

A partir de setembro de 2014, a produção passará para mil litros por dia, anunciou o seu diretor-geral, José Veiga.

A unidade, que vai produzir igualmente queijo e manteiga de alta qualidade, arranca com 20 empregos diretos e cerca de 600 empregos indiretos, sendo mais de 80 porcento dos empregados de nacionalidade congolesa.

O leite será recolhido a partir de vacas das fazendas de Opokania e de Ondebé, cuja gestão é supervisionada pela sociedade brasileira Asperbras-Congo.

Estas duas fazendas contam atualmente cerca de cinco mil cabeças, instaladas numa zona de 13 pastagens repartidas sobre mais de 800 hectares.

A fazenda de Ondebé é um projeto de experimentação de cruzamento das espécies provenientes do Brasil, cuja ambição a prazo é conseguir espécies raras.

-0- PANA MB/JSG/CJB/IZ 6nov201