Agência Panafricana de Notícias

Congo fixa em 3,2 porcento prevalência nacional do HIV/Sida

Brazzaville, Congo (PANA) - O ministro congolês da Saúde e População, Francois Ibovi, declarou quinta-feira em Brazzaville que, no Congo, a epidemia do HIV/Sida é de tipo generalizado com uma prevalência nacional de 3,2 porcento para uma população de cerca de quatro milhões de habitantes.

"O número de pessoas portadoras do HIV/Sida no Congo é de 83 mil, das quais 38 mil e 500 estão a ser assistidos e 16 mil e 310 sob antirretrovirais (ARV)", afirmou Ibovi na abertura quinta-feira da III sessão ordinária da coordenação nacional do Conselho Nacional de Luta contra o HIV/Sida (CNLS) .

O encontro decidiu criar um fundo nacional de luta contra o HIV/Sida, mas as condições de implementação deste fundo não foram especificadas, indica o comunicado final deste evento.

O encontro recomendou igualmente a manutenção das atuais finanças, a absorção dos défices de financiamento pelo orçamento do Estado, a continuação de apelos a parceiros técnicos e financeiros, a intensificação das atividades de informação, educação e comunicação, bem como a criação de unidades de luta contra a sida nos ministérios em que ainda não existam estas estruturas.

Um estudo realizado em 2011 pelo CNLS revela que a prevalência do HIV/Sida é mais elevada nos grupos de riscos, tais como profissionais do sexo (7,5 porcento) e detidos (8,3 porcento).

A pesquisa também revelou que as mulheres são duas vezes mais afetadas que os homens.

-0- PANA MB/DIM/DD 27dezembro2012