Brazzaville, Congo (PANA) – O Congo decidiu adquirir a Madagáscar grandes quantidades de Covid-Organics, medicamento à base de artemísia que provou ser eficaz no tratamento da doença do novo coronavírus (covid-19), anunciou sábado a rádio pública.
Uma delegação de peritos congoleses em matéria de saúde vai visitar Madagáscar, nos próximos dias, para tratar do assunto que foi discutido sexta-feira, em vídeoconferência, pelo chefe de Estado congolês, Denis Sassou Nguesso, com o seu homólogo malgaxe, Andry Rajoelina.
"Não devemos ter complexo sobre esta questão. África deve avançar com as suas realidades e seus valores", declarou Nguesso, durante a sessão em que participou também o Presidente da Guiné-Bissau.
O chefe de Estado congolês aproveitou a ocasião para felicitar Andry Rajoelina "pela coragem que demonstrou ao anunciar este medicamento descoberto, em África”.
A encomenda congolesa inscreve-se na vontade do Governo de buscar todos os meios possíveis de tratamento contra a covid-19.
Durante a visioconferência, Nguesso citou um exemplo que, no seu entender, "soube criar uma convergência terapêutica para conter o coronavírus".
"Eu sei que, na China, tratamentos tradicionais foram combinados com outros, incluindo o baseado na cloroquina”, disse.
A 20 de abril último, o Presidente malgaxe apresentou o Covid-Organics como tratamento preventivo e curativo contra a covid-19.
-0- PANA MB/IS/SOC/FK/IZ 0 3maio2020