Agência Panafricana de Notícias

Congo e Itália assinam acordo para promover jovens futebolistas congoleses

Brazzaville, Congo (PANA) – Os Governos congolês e italiano vão assinar, em janeiro próximo, um acordo para a promoção do desporto para jovens no Congo, particularmente o futebol, anunciou o embaixador de Itália em Brazzaville, no termo duma reunião com o ministro dos Desportos e Educação Física, Léon Alfred Opimba.

Segundo um comunicado oficial divulgado quarta-feira, Opimba vai visitar Itália, em janeiro próximo, para assinar acordos com os clubes italianos do AC Milão e do Atalanta Bergame no domínio da pré-formação.

A pré-formação é um regime de formação do atleta que permitirá aos gestores do desporto, nomeadamente, os do futebol, acompanhar a evolução do jogador sem se enganar sobre a sua idade real e as suas qualidades, o que vai resolver o problema da categorização.

Segundo o comunicado, a criança vai começar a apreendizagem aos oito anos e, até 13 anos, pela primeira onda antes de iniciar (a partir de 13 anos até 17 anos) a fase decisiva, que o conduzirá à carreira profissional.

“Desta vez, focalizamos a atenção na formação dos jovens, mas não no treino das equipas já formadas”, precisou o embaixador italiano. Esta pré-formação vai decorrer nos 12 departamentos do país onde serão instalados centros especializados.

O Congo engajou-se na via da profissionalização do seu futebol, apostando no desenvolvimento dos centros de formação sobre as normas internacionais contemporâneas e a formação de técnicos, segundo o projeto de colaboração.

-0- PANA MB/JSG/MAR/IZ 14dez2016