Agência Panafricana de Notícias

Congo e Líbano exploram novos eixos de cooperação

Brazzaville, Congo (PANA) – O Congo e o Líbano vão explorar novos eixos de uma cooperação mais frutuosa nos domínios dos interesses comuns, indica um comunicado oficial publicado segunda-feira em Brazzaville.

Esta informação foi prestada no final de um encontro entre o ministro congolês dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Congoleses do Estrangeiro, Jean-Claude Gakosso, e o seu homólogo libanês, Gibran Bassil.

No âmbito de uma visita de trabalho de 24 horas ao Congo do diplomata libanês, Bassil foi recebido pelo seu homólogo congolês.

“Esta visita permitiu redinamizar as relações diplomáticas entre a República do Congo e o Líbano. Também é uma oportunidade para explorar outros eixos de cooperação”, indica o comunicado.

O Congo e o Líbano estabeleceram as suas relações diplomáticas a 12 de abril de 2011 mas a cooperação entre os dois países merece ser dinamizada por várias razões, segundo uma fonte próxima do Ministério congolês dos Negócios Estrangeiros.

Este reforço dos laços é necessário já que, apesar das boas relações, as trocas e visitas são raras, lê-se na nota.

Segundo a mesma fonte, além disso, a cooperação bilateral continua a ser tímida por falta de quadro jurídico e, para remediar esta situação, a parte congolesa submeteu em 2015 um projeto de acordo-quadro de cooperação e um memorando sobre as consultas políticas.

Um acordo bilateral no domínio do transporte, rubricado pelas autoridades aeronáuticas dos dois países, permitiu a abertura duma linha aérea Brazzaville-Beirute assegurada por Trans Air Conto (TAC) e por Ecair, quando este último esteve operacional, indica-se.

-0- PANA MB/BEH/SOC/FK/DD 7fev2017