Congo e Guiné-Bissau identificam áreas de cooperação
Oyo, Congo (PANA) - Uma reunião de peritos do Congo e da Guiné-Bissau realizar-se-á em 2021 para identificarem áreas prioritárias e lançar bases desta cooperação, soube a PANA de fonte oficial.
A decisão foi tomada segunda-feira pelos Presidentes congolês, Denis Sassou-Ngesso, e da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embalo, em Oyo, cidade localizada a mais de 400 quilómetros ao norte de Brazzaville, segundo a mesma fonte.
“No plano bilateral, os dois chefes de Estado concordaram em reforçar a cooperação. Denis Sassou-Nguesso e Umaro Sissoco Embala decidiram realizar uma reunião dos peritos em 2021, a fim de identificar as áreas prioritárias e estabelecer as bases desta cooperação ",
Com relação à pandemia do coronavírus, os dois chefes de Estado exprimiram a sua preocupação pelo aumento de desafios e ameaças, incluindo a pandemia da covid-19, o terrorismo e a pobreza, indica um comunicado que sanciona a visita de trabalho do Presidente Embaló ao Congo.
No documento, os dois disseram defender "um mundo mais unido e tolerante."
Esta visita enquadra-se nas consultas regulares e das convergências de pontos de vista sobre questões internacionais, africanas e bilaterais.
Traduz igualmente a firme determinação dos dois dirigentes a "consolidar relações profundas de fraternidade, amizade e cooperação" entre os dois países e os dois povos.
-0- PANA MB/TBM/MAR/DD 02novembro2020