Agência Panafricana de Notícias

Congo e China reforçam cooperação em matéria de aviação civil

Brazzaville, Congo (PANA) – A China quer dinamizar a sua cooperação com o Congo no domínio da aviação civil, anunciou quinta-feira, em Brazzaville, o chefe da Autoridade da Aviação Civil Chinesa, Li Jian, no termo dum encontro com o ministro congolês dos Transportes, Aviação Civil e Marinha Mercantil, Gilbert Mokoki.

Li Jian esteve à frente duma delegação de peritos da aviação civil e da companhia chinesa Avic, construtora dos aviões MA 60 que compõem a frota da nóvel transportadora congolesa “Nouvelle Air Congo”.

Para além dos M4 60, outras aeronaves de fabrico chinês exploram igualmente o espaço aéreo congolês, nomeadamente, os aviões de tipo AJR 21 e Y12.

« Nós contamos muito com o vosso apoio », declarou o chefe da Autoridade da Aviação Civil Chinesa, solicitando o apoio do ministro congolês dos Transportes, com vista a dinamizar a parceria entre os dois países no setor aeronáutico.

No quadro desta cooperação, a China pretende garantir a transferência de competências através da construção no Congo dum Centro de Manutenção dos Aviões e Formação dos Técnicos Congoleses.

Está prevista a próxima assinatura dos documentos de cooperação entre a Agência Nacional da Aviação Civil (ANAC) do Congo e a Autoridade da Aviação Civil Chinesa.

-0- PANA MB/TBM/ SOC/FK/IZ 03junho2016