Agência Panafricana de Notícias

Congo e Camarões constroem barragem hidroelétrica transfronteiriça

Brazzaville, Congo (PANA) – Os Governos congolês e camaronês projetam construir a barragem hidroelétrica de Chollet, com uma potência estimada em 600 megawatts (Mw), situada na fronteira entre os dois países, anunciou esta sexta-feira em Brazzaville o Ministério da Energia e Hidráulica.

O projeto de construção desta central hidroelétrica esteve no centro de uma sessão de trabalho quinta-feira em Brazzaville entre o ministro congolês da Energia, Henri Ossebi, e o seu homólogo camaronês, Basile Atangana Kouna.

Foi criado um comité ad hoc inter-Estados para acompanhar o dossiê e fornecer aos Governos do Congo e dos Camarões os elementos necessários para a adoção de um quadro definitivo de gestão do projeto.

Adotou-se igualmente um calendário de três meses e um orçamento de 32 milhões 500 mil francos CFA para o funcionamento do comité ad hoc cujas conclusões permitirão aos dois Governos procurar recursos adicionais e financiamentos para a realização da barragem.

Este projeto já foi objeto de um protocolo de acordo assinado a 28 de outubro de 2010 em Brazzaville pelas duas partes, congolesa e camaronesa, e permitirá interconetar as redes elétricas dos dois países, com a possibilidade de extensão para a República Centro-Africana e o Gabão.

A barragem de Chollet está situada a 150 quilómetros da cidade de Ouesso, em Sangha, no noroeste do Congo, e a 126 quilómetros da localidade Moloundou nos Camarões. A empresa chinesa SINOHYDRO realizou nesta zona em 2010 um estudo de pré-viabilidade.

-0- PANA MB/TBM/IBA/FK/IZ 07set2012