Agência Panafricana de Notícias

Congo e Angola autorizam Chevron a desenvolver jazigo petrolífero de Lianzi

Brazzaville, Congo (PANA) - O Congo e Angola acabam de assinar em Brazzaville um acordo que autoriza a Chevron a começar os seus investimentos, estimados em dois biliões e 500 milhões de dólares americanos, no campo petrolífero de Lianzi, com um potencial de 70 milhões de barris, situados na fronteira entre os dois países, anunciou segunda-feira na capital congolesa o Ministério dos Hidrocarbonetos, num comunicado.

Os rendimentos deste campo offshore serão partilhados de maneira equitativa entre o Congo e Angola, em conformidade com os acordos celebrados pelos dois Estados.

Para além da Chevron, participam igualmente no projeto outras operadoras tais como as companhias petrolíferas nacionais do Congo e de Angola, bem como as empresas Total e ENI.

Este projeto permitirá à Chevron ser pela primeira vez a operadora principal de um campo petrolífero no Congo, criar empregos suplementares, participar na melhoria das condições de vida das populações e no desenvolvimento socioeconómico dos dois países.

-0- PANA MB/JSG/MAR/IZ 30julho2012