Agência Panafricana de Notícias

Congo desembolsa mais de $ 46 milhões para reabilitar casas destruídas em explosões

Brazzaville, Congo (PANA) – O Governo congolês vai desembolsar 23 biliões 631 milhões de FCFA (cerca de 46 milhões 888 mil dólares americanos) para reabilitar uma parte das casas destruídas em Brazzaville, nas explosões de 04 de março de 2012 no campo blindado de Mpila, no nordeste da cidade capital do Congo, soube a PANA sexta-feira de fonte oficial.

"No total, 821 parcelas serão tidas em conta. A primeira avaliação evidenciou um custo total de reabilitação das casas de 23 biliões e 631 milhões de FCFA’’, indicou o ministro das Finanças, Gilbert Ondongo.

Segundo ele, um adiantamento para o início das obras, de cinco biliões de FCFA (cerca de 10 milhões de dólares americanos), foi pago às 17 empresas selecionadas para a realização deste empreendimento.

Ondongo indicou que já está em curso a segunda fase de avaliação das obras relativas às parcelas e casas em zonas fora da zona central .

O primeiro cregisto imobiliário que se seguiu à catástrofe permitiu identificar mais de cinco mil e 700 parcelas danificadas pelas explosões de Mpila que fizeram cerca de 300 mortos, mais de dois mil e 300 feridos e 17 mil de sem-abrigos, recorda-se.

-0- PANA MB/JSG/IBA/CJB/DD 01mar2013