Agência Panafricana de Notícias

Congo cria fundo de reinserção de grupos desfavorecidos

Brazzaville- Congo (PANA) -- Um Fundo de Reinserção Socioeconómica dos Grupos Desfavorecidos (FORSEGD) foi criado em Brazzaville com vista a tornar autónomas as pessoas que vivem na precariedade, favorecendo o seu acesso aos empréstimos e à criação de empregos, soube a PANA de fonte próxima do Ministério dos Assuntos Sociais, Ação Humanitária e Solidariedade.
A criação deste fundo, em parceria com o Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), inscreve-se no quadro da aplicação da política do Governo congolês a favor dos grupos sociais desfavorecidos.
O projeto visa particularmente os desempregados sem qualificação, os adolescentes não escolarizados e os jovens combatentes desmobilizados.
Apresenta-se sob a forma duma empresa anónima multidimensional, agrupando estabelecimentos de microfinanças, do setor privado e do Estado.
O FORSEGD é uma estrutura que garantirá, a partir dos seus recursos próprios, os empréstimos a contrair pelas pessoas desfavorecidas identificadas.
As estruturas alvo do FORSEGD detentoras de projetos não têm acesso fácil aos empréstimos nos grandes bancos e nas estruturas de microfinanças.