Agência Panafricana de Notícias

Congo cria fundo de desenvolvimento das telecomunicações

Brazzaville- Congo (PANA) -- O Congo pretende criar um fundo de desenvolvimento das telecomunicações destinado a assegurar a formação de pessoal e a equipar as estruturas de material adequado, soube-se terça-feira de fonte oficial em Brazzaville.
Este anúncio foi feito pelo o ministro congolês dos Correios e Telecomunicações, encarregue das Novas Tecnologias, Thierry Moungalla, durante uma cerimónia de entrega oficial dum centro de supervisão e controlo do tráfico internacional para o Congo.
"Há actualmente em África cerca de 10 países apenas, incluindo o nosso, que utilizam esta tecnologia.
Estamos na vanguarda, temos a honra e o prazer de anunciar que estamos mais adiantados que cerca de 40 outros países africanos que ainda não adoptaram este sistema", declarou.
Lançado a 1 de Junho último, este sistema permitiu em dois meses de funcionamento ao Estado congolês receber um bilião 800 milhões de francos CFA (cerca de três milhões e 934 mil dólares americanos).
Num ano, o Estado vai dispor de 12 biliões de francos CFA (cerca de 26 milhões e 231 mil dólares americanos) graças a este sistema.
O centro de supervisão e controlo do tráfico internacional permitirá aos operadores de telefonia móvel optimizar os seus rendimentos e aos poderes públicos aumentar as finanças do sector das telecomunicações.
Os equipamentos técnicos da nova entidade que depende da direcção geral da administração central dos Correios e Telecomunicação são fornecidos pela empresa "Global Voice Group (GVG)", que garante igualmente a manutenção e a formação do pessoal que trabalha.