Agência Panafricana de Notícias

Congo constrói 300 casas no local de explosões de Brazzaville com ajuda da China

Brazzaville, Congo (PANA) – Pelo menos 300 alojamentos vão ser construídos com ajuda da China no espaço do campo blindado de Mpila, palco das explosões de 4 de março de 2012 no nordeste da capital congolesa, Brazzaville, no valor de 32,2 biliões de francos CFA (cerca 65 milhões de dólares americanos), anunciou o ministro congolês da Administração Territorial, Jean-Jacques Bouya.

« Graças a um empréstimo de 27 biliões de francos CFA (cerca de 54 milhões de dólares americanos) concedido ao Estado congolês pelo Estado chinês, 300 casas estão em construção no local que albergava os campos militares de engenharia e material, palco da tragédia das explosões de 4 de março de 2012", indicou Bouya em conferência de imprensa.

Ele explicou que a parte congolesa financiou esta construção com quatro biliões de francos CFA (perto de oito milhões de dólares americanos), e que um outro programa imobiliário está igualmente em preparação noutros terrenos do domínio público situados em Mpila.

Este programa deverá comportar edifícios públicos, incluindo um centro comercial, um complexo escolar capaz de acolher oito mil alunos, espaços verdes e outras restruturações urbanas, precisou Bouya.

-0- PANA MB/JSG/SOC/FK/IZ 2março2013