Congo confirma 74 novos casos de coronavírus
Brazzaville, Congo (PANA) – Cerca de 74 novos casos positivos de coronavírus e 09 mortes foram registados segunda-feira no Congo, anunciou terça-feira em Brazzaville, a rádio pública citando o Coordenador Técnico Nacional da Resposta contra a covid-19, Gilbert Ndziessi.
Até ao momento, o Congo somou mil 87 casos confirmados de coronavírus, dos quais 456 curados, 37 mortes e 529 assistidos atualmente por equipes médicas, precisou.
Segundo o primeiro-ministro congolês, Clement Mouamba, o número de profissionais de saúde, agora motivados e muito bem equipados, foi aumentado, principalmente nos novos locais de assistência e nas equipas de intervenção rápida no terreno, acrescentou o chefe do Governo congolês.
Para Clement Mouamba, estes resultados devem-se também à crescente consciencialização das populações, exprimida através do respeito pelas medidas de barreira, em particular o uso obrigatório de máscaras e a adesão à testagem e à assistência médica.
No entanto, ele disse que a pandemia, ainda ameaçadora, ainda está presente mas que o Governo congolês continuará afincadamente os seus esforços para a combater, de acordo com o plano de resposta nacional atualmente em execução.
Tendo em conta a persistência da patologia, o chefe do Estado congolês, Denis Sassou-Nguesso, após o acordo do Parlamento, decidiu prolongar pela quarta vez o estado de emergência sanitário por mais 20 dias, a partir de 21 de junho.
-0- PANA MB/JSG/MAR/DD 23junho2020