Congo com 18 novos casos de covid-19
Brazzaville, Congo (PANA) – O Congo registou 18 novos casos confirmados de coronavírus e 10 novas curas, anunciou domingo à noite, em Brazzaville, o coordenador técnico do Comité de Resposta contra a Covid-19, Gilbert Ndziessi.
Segundo um balanço cumulativo estabelecido pelo Comité, o Congo tem 487 casos positivos confirmados dos quais 147 curas e 16 mortes.
Os 18 novos casos registados, nas últimas 24 horas, mostram que a doença continua a propagar-se e poderá, se não se tomar cuidado, dificultar o desconfinamento desejado.
Apresentado como uma das melhores medidas preventivas contra a covid-19, o uso de máscaras, tornado obrigatório pelo Presidente Denis Sassou Nguesso, ainda não é plenamente respeitado pelos cidadãos congoleses.
"Se uns continuam a deambular pelas ruas e mercados de Brazzaville e Ponta Negra sem máscaras de proteção, os que as têm fazem tudo ao contrário daquilo que foi recomendado.
"Não é raro encontrar um grande número de Congoleses nos mercados com as máscaras baixadas para o pescoço, tornado improdutiva a medida do uso obrigatório da máscara. Uma má utilização que parece transformar a máscara em simples instrumento de decoração”, deplorou Gilbert Ndziessi.
Segundo ele, os esforços feitos pelos serivços da ordem que contribuem para velar pelo estrito respeito das prescrições do chefe de Estado parecem não ter efeitos positivos.
Para alguns Congoleses, que dizem não suportar o uso deste instrumento de proteção, a máscara apenas lhe serve para passar os postos de controlo.
"Sendo a luta contra a pandemia do coronavírus um caso de todos, cada Congolês devia evitar praticar ou encorajar atos que expõem os seus compatriotas ao perigo”, considerou Ndziessi, convidando as populações a continuar a observar as medidas preventivas decididas pelo Governo.
-0- PANA MB/JSG/MAR/IZ 25maio2020