Agência Panafricana de Notícias

Congo adquire aviões chineses de tipo ARJ21

Brazzaville, Congo (PANA) - O Governo congolês vai adquirir aviões chineses de tipo ARJ21, segundo o memorando de entendimento assinado recentemente com as empresas chinesas COMAC e Avic International.

O memorando foi rubricado à margem do Salão Internacional da Aeronáutica organizado de 14 a 20 de julho último em Farnborough, na Grã Bretanha, anunciou quinta-feira um comunicado do Ministério congolês dos Transportes.

A escolha destas aeronaves chinesas foi feita durante a visita de Estado efetuada à China em junho último pelo Presidente congolês, Denis Sassou N´Guesso.

Capaz de transportar 70 a 90 pessoas, o ARJ21 é adatado ao ambiente aeronáutico do Congo e da sub-região da África Central.

O Congo já adquiriu aviões de tipo MA60, um bi-turbopropulsor de transporte comercial, junto da empresa chinesa Avic International que serviram à transportadora estatal Air Congo, garantindo a ligação interna.

O memorando assinado comporta igualmente um eixo de cooperação para o reforço das capacidades da aviação civil congolesa, a supervisão da segurança aérea e a formação do pessoal técnico.

-0- PANA MB/JSG/MAR/DD 31julho2014.