Congo acolhe "Fórum Investir em África"
Brazzaville, Congo (PANA) – Um fórum, designado Fórum Investir em África, realizar-se-á de 10 a 12 de setembro próximo em Brazzaville, soube a PANA esta quarta-feira junto do ministério congolês das Finanças e Orçamento.
O objetivo deste encontro é promover a diversificação das economias africanas e criar empregos, essenciais para o futuro do continente, de acordo com a fonte.
Para o efeito, o comité nacional de organização do evento manteve terça-feira, em Brazzaville, uma sessão de trabalho com o Banco Mundial (BM) e a China, co-organizadores do evento, com vista a definir temas e subtemas, a logística bem como meios financeiros.
"O objetivo da nossa reunião é entendermo-nos sobre os temas a serem abordados durante o fórum. Os cinco temas a serem analisados durante o fórum foram aceites, nomeadamente a parceria pública-privada e o clima dos negócios”, declarou a representante do BM no Congo, Korotoumou Wattara.
Afirmou que este tema, muito importante, tem como objetivo atrair o investimento privado de África para acompanhar o Congo na execução de seus projetos estruturantes.
"É importante que se possa mostrar a África toda e a todos os participantes que o Congo representa uma terra de investimentos e de realização de grandes negócios”, sublinhou a representante do BM.
No que diz respeito ao financiamento deste evento, os custos serão partilhados entre o BM, o Congo e a China, cabendo a este último maior responsabilidade. Além das finanças, o Banco Mundial dará igualmente o seu apoio técnico para ajudar o Congo a apresentar melhor seus grandes projetos. Um apoio particular ao clima dos negócios será dado, realçando a determinação do país a fazer da parceria pública-privada uma estratégia, disse.
Este encontro, acrescentou, permitirá examinar meios para suscitar parcerias e a cooperação regional a fim de apoiar os objetivos de desenvolvimento que, a seu ver, são a diversificação económica e a criação de empregos.
A primeira edição desta iniciativa foi realizada em julho de 2015, em Addis-Abeba, na Etiópia, sob o lema “Parcerias para Acelerar Investimentos, a Industrialização e Resultados em África”.
As edições de 2016 e de 2018 ocorreram na China ao passo que a de 2017 aconteceu em Dakar, no Senegal, refere-se.
-0- PANA MB/TBM/FK/DD 15maio2019