Brazzaville, Congo (PANA) - A terceira reunião da Conferência das Partes Signatárias da Convenção de Bamako (COP3) realiza-se de 12 a 14 de fevereiro corrente, no Centro Internacional de Conferência de Kintélé, nos arredores norte da capital congolesa, Brazzaville, sob o lema “ Decisões para a Ação: Trabalhar para um Futuro sem os Perigos dos Produtos Químios e Resíduos em África”, soube a PANA esta terça-feira junto do Ministério congolês do Ambiente.
Após a segunda reunião, realizada de 30 de janeiro a 1 de fevereiro de 2018, em Bamako, no Mali, agora é a vez do Congo albergar a terceira reunião, sob o patrocínio do Presidente Denis Sassou Nguesso.
A Convenção de Bamako sobre a proibição de importar para África resíduos perigosos e controlo dos movimentos transfronteiricos e gestão dos resíduos perigosos produzidos em África, adotada em 1991 pelos países, entrou em vigor em 1998.
Esta reunião representa a oportunidade, para os Estados africanos membros e não membros, para discutir e tomar decisões relativas à proteção da saúde e do ambiente dos efeitos tóxicos dos resíduos perigosos.
Vai agrupar países como Angola, Benin, Burkina Faso, Burundi, Camarões, ilhas Comores, Congo, Côte d’Ivoire, Egito, Etiópia, Gabão, Gâmbia, Líbia, Mali, Marrocos, ilhas Maurícias, Mauritânia, Moçambique, Níger, República Centroafricana, República Democrática do Congo, Senegal, Sudão, Togo, Tunísia e Zimbabwe.
-0- PANA MB/JSG/FK/IZ 11fev2020