Agência Panafricana de Notícias

Congo-Brazzaville acolhe reunião africana para apoiar Líbia

Tobruk, Líbia (PANA) - O Presidente guineense, Alpha Condé, revelou estar a trabalhar, com alguns países africanos, na busca de apoio às instituições legítimas na Líbia durante uma reunião que vai decorrer no Congo-Brazzaville, destinada a examinar a situação do país e discutir sobre as formas de ultrapassar os obstáculos à paz na Líbia.

Este anúncio foi feito durante uma reunião entre o Presidente Alpha Condé e o presidente do Parlamento líbio, Aguila Saleh Guider, que efetuou uma visita à Guiné-Conakry, indica um comunicado da presidência do Parlamento líbio.

Segundo o comunicado, está previsto que os países africanos analisem como permitir aos embaixadores nomeados pelas instituições legítimas líbias exercer as suas funções e trabalhar para o levantamento do embargo de armas a favor do Exército líbio, que se bate contra o terrorismo em várias frentes.

O presidente da Câmara dos Representantes (Parlamento líbio) reuniu-se, sexta-feira, em Conakry, com o Presidente da Guiné-Conakry. Durante a audiência concedida a Aguila Saleh Guider, os dois homens abordaram a situação atual na Líbia e os desenvolvimentos do diálogo interlíbio em Skhirat (Marrocos) sob a égide das Nações Unidas.

-0- PANA BY/BEH/MAR/IZ 20set2015