Agência Panafricana de Notícias

Confusão sobre destino de ex-chefe do Estado-Maior da Armada da Guiné-Bissau

Bissau- Guiné-Bissau (PANA) -- O antigo chefe do Estado-Maior da Armada da Guiné-Bissau, o contra-almirante José Américo Bubo Na Tchuto, continua refugiado nas instalações da ONU em Bissau, confirmaram à PANA terça-feira fontes militares na capital bissau-guineense.
As fontes desmentiram os rumores que circulam actualmente em Bissau sobre a saída de Bubo Na Tchuto das instalações da ONU.
Segundo apurou a pana junto de fontes militares, o contra-almirante Bubo Na Tchuto deveria sair imediatamente das instalações da ONU para um quartel militar, aguardando-se apenas o regresso ao país do primeiro-ministro, Carlos Gomes Júnior, e do Presidente da República, Malam Bacai Sanhá.
O Governo permanece em silêncio em relação ao destino do ex-chefe do Estado- Maior da Armada, que se refugiou nas instalações da ONU desde o seu regresso a Bissau há um mês depois dum exílio desde Agosto de 2008 na Gâmbia na sequência de acusações de tentativa de golpe de Estado contra o antigo Presidente João Bernardo "Nino" Vieira.
As Nações Unidas, por seu lado, remetem às autoridades qualquer esclarecimento sobre o assunto.