Túnis, Tunísia (PANA) – Várias pessoas foram detidas em Jelma, na província de Sidi Bouzid, no centro da Tunísia, onde confrontos entre jovens manifestantes e polícias iniciados há alguns dias retomaram-se esta terça-feira, depois de uma efêmera acalmia.
As forças de segurança utilizaram gases lacrimogéneos para dispersar os jovens manifestantes que encerraram a principal rua da cidade e combateram os polícias.
Os manifestantes denunciam a "marginalização contínua" da cidade, onde o desemprego é endémico, apesar da sucessão de vários Governos.
Um jovem manifestante tentou terça-feira imolar-se num edifício do Governo aspergindo-se um líquido inflamável para protestar contra a sua demissão recente depois de cinco anos de trabalho.
Os confrontos começaram sábado à noite, depois da morte, sexta-feira, de um jovem de 25 anos de idade que se imolou nesta "cidade marginalizada" para protestar contra a sua situação social, marcada pela falta de pagamento do seu salário durante dois anos.
Um deputado originário da região deplorou o uso excessivo de força pelos polícias que detiveram várias pessoas e revistaram casas.
-0- PANA YY/IN/BEH/MAR/IZ 04dez2019