Agência Panafricana de Notícias

Confrontos na Universidade de Kinshasa fazem 1 morto e 3 feridos

Kinshasa, RD Congo (PANA) – Confrontos nas cidades da Universidade de Kinshasa (UNIKIN) consecutivos aos protestos dos estudantes contra a subida das taxas de inscrição nos exames fizeram terça-feira um morto e três feridos, segundo fontes concordantes.

O morto, um guarda da Universidade, bem como os feridos receberam balas perdidas da Polícia que interveio ao disparar ao ar para impedir os estudantes de atacar alguns alvos administrativos da UNIKIN, indicam testemunhas.

Os manifestantes reclamavam pela redução das taxas de inscrição nos exames, que subiram do equivalente em francos congoleses de cinco para 15 dólares americanos por estudante.

O ministro do Ensino Superior e Universitário, Léonard Mashko Mamba, que se deslocou ao local, condenou os confrontos e prometeu punir os culpados.

A calma voltou à tarde à Universidade de Kinshasa, bem como a outras instituições do ensino superior da cidade que foram bloqueadas por duas semans de greve desencadeadas pelos professores que reclamavam pela melhoria das suas condições de vida e de trabalho.

-0- PANA KON/AAS/SOC/MAR/TON 27abril2011