Cartum, Sudão (PANA) - Cinco pessoas foram mortas e outras 13 ficaram feridas em confrontos intercomunitários, na cidade sudanesa de Port Sudan, no Mar Vermelho, uma repetição dos confrontos esporádicos que ocorrem desde 2019, no Sudão.
Um comunicado do Ministério da Saúde do Estado do Mar Vermelho disse que os confrontos ocorreram segunda-feira e que a situação continuou tensa terça-feira.
O Comitê de Segurança do Estado permaneceu em sessão para supervisionar a situação e tomar "as medidas necessárias para preservar a segurança dos cidadãos".
De acordo com a Agência de Notícias do Sudão, o Comité de Segurança pediu a todos os cidadãos para ignorar os rumores com vista a manter a paz social.
Port Sudan, o principal porto marítimo do país, é um microcosmo do Sudão, reunindo diferentes grupos étnicos de regiões tão distantes como os Montes Nuba e Darfur.
No final de 2020, confrontos semelhantes deixaram 25 mortos e mais de 80 feridos, forçando a declaração do Estado de Emergência o desdobramento de altos funcionários para aliviar a tensão crescente e reconciliar as partes em conflito.
No entanto, de acordo com o Comité de Segurança, os confrontos não afetaram as atividades do porto.
-0- PANA MO/AR/NFB/IS/SOC/MAR/IZ 25maio2021