Agência Panafricana de Notícias

Confrontos fazem quatro mortos no Sara Ocidental

Rabat- Marrocos (PANA) -- Três membros das forças de segurança marroquinas e um manifestante dum grupo que exigia melhores condições de vida morreram durante confrontos em Laâyoune, capital do Sara Ocidental, soube a PANA de fonte oficial em Rabat.
Trata-se de um gendarme, um Polícia e um bombeiro que foram mortos quando as forças da ordem atacaram um acampamento que albergava milhares de manifestantes, precisa a fonte, que anunciou igualmente 70 feridos.
As autoridades marroquinas empreenderam segunda-feira o desmantelamento do acampamento erigido perto de Laâyoune e que acolhe perto de 12 mil habitantes.
O acampamento foi erigido a 19 de Outubro por habitantes desta região para se proteger contra a alegada deterioração das suas condições de vida e reclamar por empregos e alojamentos decentes.
Antiga colónia espanhola, o Sara Ocidental está sob controlo de Marrocos desde 1975.
A Frente Polisário, apoiada pela Argélia, reclama por um referendo de autodeterminação sob a égide da Organização das Nações Unidas (ONU), que vai dar aos Sarauís a escolha entre a independência, a autonomia sob soberania marroquina ou a dependência ao Reino marroquino.
Marrocos, que apoia a opção duma autonomia sob a sua soberania, opõe-se categoricamente à independência.