Agência Panafricana de Notícias

Confrontos fazem 4 mortos e 16 feridos na Líbia

Benghazi, Líbia (PANA) – Quatro pessoas morreram e outras dezasseis foram feridas nos confrontos que opuseram sábado de madrugada em Benghazi, no leste da Líbia, cidadãos e a Brigada de 17 de fevereiro, uma milícia armada, segundo um novo balanço recolhido junto de fontes hospitalares.

"Registamos 4 corpos e 16 feridos provenientes dos confrontos que decorreram sexta-feira à noite diante do campo da Brigada de 17 de fevereiro em Benghazi", indicou Mohamed Droughi, responsável das guardas no centro hospitalar da cidade.

Um primeiro balanço indicava seis feridos dos quais um grave.

Estes confrontos surgem depois das tensões provocadas por tiros ao ar para dispersar manifestantes que reclamavam pelo apoio do Estado aos órgãos de segurança (Polícia e Exército).

A 2 de maio último, confrontos entre o Exército líbio e grupos armados de Ansar Asharia em Benghazi fizeram 09 mortos e 24 feridos.

Há duas semanas, um ataque suicida com um carro armadilhado contra uma unidade do Exército fez dois mortos e três feridos.

Berço da revolução que destituiu em 2011 o regime de Muamar Kadafi, Benghazi e toda a região oriental do país são o palco de uma onda de assassinatos que visam militares, polícias, juízes, jornalistas, políticos, militantes da sociedade civil e cidadãos de países estrangeiros.

Grupos pertencentes ao movimento islamita radical, que se tornaram influentes na Líbia, são acusados de fomentar estes ataques.

-0- PANA BY/JSG/CJB/TON 10maio2014