Agência Panafricana de Notícias

Confrontos fazem 25 mortos na Líbia

Tripoli, Líbia (PANA) - Violentos confrontos armados opuseram sábado à noite na cidade líbia de Sirtes (cerca de 450 quilómetros a leste de Tripoli) tropas das Fajr Libya a elementos da ala líbia do Daech (Estado Islâmico), fazendo 23 mortos entre os combatentes do grupo terrorista e dois nas milícias armadas, indicaram domingo fontes militares.

Os confrontos decorreram, segundo os habitantes da cidade, a apenas 60 quilómetros a leste de Sirtes, depois de as milícias Fajr Libya enviarem tropas em reforço que ficaram na periferia da cidade para evitar os confrontos no centro da cidade de Sirtes.

O Daech tomou o controlo de alguns edifícios governamentais em Sirtes, bem como da universidade e duma estação de rádio, tomando totalmente o controlo da cidade.

Fontes concordantes afirmaram sábado que o Daech tomou o controlo da localidade de Hrara (cerca de 75 quilómetros a leste de Sirtes) depois da expulsão das milícias de Misrata que combatem na região do Crescente Petroleiro (leste).

Fontes locais afirmaram que as zonas de Sirtes e outras aldeias do leste como al-Nouaflia estão totalmente sob controlo do Daech.

A zona de Hrara está confrontada com um êxodo massivo depois de os elementos do Daech procederem à detenção de algumas pessoas e queimarem as suas casas.

As milícias de Misrata fazem pressão a partir das partes ocidentais da cidade de Sirtes e tentam aumentar as suas forças posicionadas na região de Ben Jawad, que combatiam o Exército com o objetivo de tomar o controlo do Crescente Petroleiro.

-0- PANA BY/BEH/MAR/TON 15 março 2015