Confrontos entre manifestantres e polícias no centro-oeste da Tunísia
Túnis, Tunísia (PANA) - Conflitos entre grupos de jovens e elementos da polícia eclodiram segunda-feira última à noite em Sbeitla, uma cidade do Governo de Kasserine, no centro-oeste, após a morte de um jovem no local, soube a PANA de fonte oficial.
De acordo com um correspondente local, manifestantes atiraram projéteis para polícias, tentando invadir um posto de segurança, depois de bloquear a estrada principal da cidade com pneus queimados.
As forças da ordem responderam com gás lacrimogéneo para os dispersarem, correndo atrás deles, segundo a mesma fonte.
Trata-se da primeira morte registada desde a eclosão desta convulsão social que abalou o país por uma semana e que resultou em cerca de mil 200 detenções, dais quais mais de 30 por cento concernem a menores de idade que protestavam contra o desemprego e precárias condições de vida nas regiões pobres do interior do país.
Atos de vanalismo e de pilhagem de lojas foram perpetrados durante confrontos.
A família da vítima afirma que o seu ente querido, Haykel Rachdi, de cerca de 20 anos, foi atingido por um tiro na cabeça, na última quarta-feira, e que foi transferido para o hospital de Sousse, onde morreu uma semana depois.
O Ministério do Interior negou esta versão, frisando que um inquérito judicial foi aberto para determinar a verdadeira causa da morte.
Contactado pela PANA, o procurador-adjunto de Kasserine, Chawki Bouazzi, declarou que a investigação foi confiada a uma brigada especial de Túnis que deve ouvir o médico que tratou da vítima durante a sua transferência para o hospital, bem como testemunhas oculares para determinar a verdadeira causa da morte, enquanto se aguarda por um relatório da autópsia legal.
-0- PANA BB/IS/MAR/DD 25janeiro2021