Agência Panafricana de Notícias

Confrontos entre Exército mauritano e supostos terroristas

Nouakchott- Mauritânia (PANA) -- Uma patrulha militar do Exército mauritano integrada por cerca de 20 veículos fortemente equipados defronta desde sexta-feira à noite alegados elementos da Al Qaeda no Magrebe Islamita (AQMI) em Tombouctou, no Mali, soube sábado a PANA de fontes militares.
Segundo as fontes, os combates continuavam sábado de manhã e terão feito 12 mortos entre os supostos terroristas e dois mortos e quatro feridos do lado do Exército mauritano.
Reforços foram enviados para Nema, a mil 200 quilómetros a leste de Nouakchott e cerca de 550 quilómetros a oeste de Tombouctou, e os feridos foram evacuados sábado de manhã, relata a agência de notícias privada Sahara Médias.
Estes confrontos entre o Exército mauritano e o movimento terrorista islamita são observados 48 horas após o rapto no norte do Níger, na cidade mineira de Arlit, de sete pessoas - cinco Franceses, um Togolês e um Malgaxe.
No entanto, nenhuma relação entre estes dois eventos foi estabelecida pelas fontes militares de Nouakchott.
A 22 de Julho último, uma operação combinada franco-mauritana contra uma base de Al Qaeda em território maliano fez sete mortos entre os terroristas, segundo um balanço fornecido pelas autoridades de Nouakchott.
Após várias ações dos elementos do movimento islamita nos últimos anos - ataques contra posições militares, assassinatos e raptos - as autoridades de Nouakchott anunciaram uma ofensiva contra a Al Qaeda "com o apoio logístico de informações" do aliado francês.