Agência Panafricana de Notícias

Confrontos continuam na RD Congo, alerta ONU

Nova Iorque, Estados Unidos (PANA) - Combates entre as forças governamentais e o grupo rebelde M23 retomaram no leste da República Democrática do Congo (RDC), alertou  segunda-feira o porta-voz da Organização das Nações Unidas (ONU), Stéphane Dujarric.

Em conferência de imprensa regular em Nova Iorque, sede da ONU, Dujarric revelou que, durante os confrontos, dois foguetes caíram perto da base de manutenção da paz (da ONU) em Kimoka, a cerca de quatro quilómetros a noroeste da cidade de Sake, em Kivu -Norte (leste), mas não fez vítimas.

A Missão das Nações Unidas no Congo  (MONUSCO) continua "profundamente preocupada" com as hostilidades no leste do Congo e reitera o seu apelo ao M23 (movimento rebelde) para que pare a sua ofensiva e respeite o roteiro de Luanda (Angola)", disse o porta-voz onusino.

Acrescentou que estes acordos de 2022 (de Luanda) definem medidas necessárias a serem tomadas para se forjar uma paz duradoura no leste da RDC.

Os acordos de Luanda foram assinados por Angola, pela RDC e pelo Rwanda, recorsou.

Dujarric também frisou que as forças de manutenção da paz da MONUSCO continuam os seus esforços de proteção do Kivu-Norte.

Também mantêm posições defensivas a fim de garantir a segurança dos civis em Sake e Goma, duas cidades nevrálgicas da referida província, isto, apesar de os mesmos serem regularmente alvos e estarem sob o fogo inimigo, deu a conhecer.

Os combates eclodiram no início de fevereiro corrente, perto de Sake, obrigando cerca de 144.000 pessoas a abandonarem as suas casas, principalmente para Goma, cidade capital do Kivu-Norte.

-0- PANA MA/MTA/IS/MAR/DD 27fev2024