Agência Panafricana de Notícias

Confrontos armados em Trípoli e Benghazi fazem 250 mil deslocados, diz ONU

Tripoli, Líbia (PANA) – Cerca de 250 mil pessoas fugiram das suas casas em Trípoli (capital líbia) e Benghazi (nordeste), das quais 150 mil deslocadas no interior do país, nos últimos quatro meses por causa de violentos confrontos armados ocorridos nas duas cidades, de acordo com a Missão de Apoio da Organização das Nações Unidas na Líbia (MANUL).

Num relatório elaborado conjuntamente com o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos (HCDH) e divulgado quinta-feira última, a MANUL indica que 150 mil trabalhadores imigrados na Líbia também deixaram o país por causa destas hostilidades entre milícias rivais.

De acordo com o relatório, "um clima de terror" faz com que os cidadãos líbios se abstenham de evocar as violações cometidas por "extremistas" sob a tutela de Fajar Líbia em Trípoli e em Benghazi onde imperam grupos "extremistas" dos quais Ansar Asharia.

O relatório da Organização das Nações Unidas (ONU) adverte das graves violações do direito internacional, nomeadamente o direito humanitário, nestas duas cidades, alertando ao mesmo tempo para graves impactos das mesmas nos civis líbios.

O documento, referente ao período compreendido entre meados de maio último e o final de agosto último, indica que, durante este espaço de tempo, dezenas de civis foram sequestrados nas duas cidades devido, somente, às suas pertenças a tribos, famílias ou religião.

-0- PANA BY/DIM/DD 06setembro2014
de