Agência Panafricana de Notícias

Conflito eclode entre agricultores e pastores em aldeia no Burkina Faso

Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - Um conflito eclodiu quarta-feira em Pousgziga, aldeia situado a cerca de 40 quilómetros ao sul de Ouagadougou, entre agricultores Moossi e pastores Fulas, soube a PANA de fonte segura no local.

Durante a confusão, foram saqueados bens pertencentes aos dois campos desavindos, na sequência de um um roubo de gado atribuído aos Fulas, de acordo com testemunhas contactadas pela PANA.

Três celeiros foram queimados, dois bois e um porco foram mortos, duas motos e um hangar foram destruídos e os Fulas exigem a partida dos Mossi da sua aldeia, Pousgziga.

Os agricultores consideram que os Fulas estão na origem do roubo de gado, do estupro das suas mulheres e dos danos causados aos seus campos agrícolas, explicaram moradores deste lugarejo.

O governador da região de Plateau Central, Abdoulaye Ouédraogo, explicou que havia sido depositada uma queixa a 14 de abril corrente na Gendarmaria de Ziniaré, relativamente a um caso de roubo de gado.

Três menores Fulas foram presos e libertos pouco tempo depois pela Gendarmaria, o que descontentou muito os agricultores, indicou Ouédraogo.

-0- PANA NDT/DIM/DD 23abril2015