Agência Panafricana de Notícias

Conferência sobre mudanças climáticas homenageia ecologista queniana Wangari Maathai

Addis Abeba, Etiópia (PANA) – Os organizadores da primeira conferência sobre as mudanças climáticas e desenvolvimento em África, iniciada esta segunda-feira em Addis Abeba, na Etiópia, prestaram uma vibrante homenagem à Queniana Wangari Maathai, militante do ambiente falecida a 25 de setembro último de um cancro.

Na abertura desta conferência sob o lema «Prioridade ao Desenvolvimento : Lutar contra os Efeitos das Mudanças Climáticas em África », os principais intervenientes, nomeadamente o representante do Governo etíope e o vice-presidente da Comissão da União Africana (UA), lembraram as ações desta militante do ambiente e decidiram por unanimidade dedicar-lhe a conferência cujos trabalhos terminam quarta-feira.

Primeira africana a ter recebido o Prémio Nobel da Paz pelo seu compromisso a favor do ambiente, Wangari Maathai é fundadora, desde 1977, do «Movimento da Cintura Verde ».

Autora de várias obras, esta biologista e veterinária de formação falecida aos 71 anos de idade era uma figura do combate ecologista no seu país desde os anos 70.

Ela recebeu, em 2004, o Prémio Nobel da Paz pela sua «abordagem holística do desenvolvimento sustentável, que envolve a democracia, os direitos humanos e em particular os da mulher ».

A conferência sobre as mudanças climáticas reúne decisores, professores universitários e partes interessadas a fim de que sejam considerados efetivamente os problemas ligados às mudanças climáticas nas políticas, nas estratégias, nos programas e nas práticas de desenvolvimento em África.

Ela permitirá criar um quadro de diálogo, reforçar a sensibilização e suscitar um compromisso efetivo e ações eficazes.

-0- PANA IT/JSG/FK/IZ 17out2011