Conferência sobre estabilidade na Líbia retoma à porta fechada
Trípoli, Líbia (PANA) - Os participantes da Conferência Ministerial Internacional sobre a Iniciativa Líbia de Apoio à Estabilidade retomaram o trabalho à porta fechada em Trípoli, quarta-feira à tarde, soube a PANA de fonte oficial.
A sessão de abertura de quinta-feira foi marcada por discursos do primeiro- ministro líbio, Abdelhamid al-Dbaiba, da ministra líbia dos Negócios Estrangeiros, Najla al-Mangouch, do seu colega do Kuwait, Xeque Nasser Mohamed Al-Sabah, e da Secretária-Geral Adjunta das Nações Unidas para os Assuntos Políticos, Rosemary DiCarlo.
Insistiram na importância da estabilidade da Líbia e na necessidade de se organizar eleições na data marcada, bem como a saída de mercenários, combatentes e forças estrangeiras do território líbio.
Também constam dos assuntos colocados pela pela Iniciativa para a Estabilidade na Líbia a implementação do cessar-fogo, recomendações das conferências de Berlim I e II e resoluções das Nações Unidas, bem como a unificação do Exército para se renovar o compromisso dos países participantes de traduzirem em factos estes desiderato.
Os trabalhos da Conferência Ministerial Internacional sobre Apoio à Estabilidade na Líbia começaram com a participação de 28 países, com o objetivo de mobilizar o apoio da comunidade internacional ao processo político líbio a com vista a um desfecho airoso, que culmune ckm coroando-o com as eleições gerais em 24 de dezembro próximo.
-0- PANA BY/JSG/MAR/DD 21outubro2021