Agência Panafricana de Notícias

Conferência sobre ensino de línguas africanas no Burkina Faso

Dakar- Senegal (PANA) -- Uma conferência africana sobre a integração das línguas e culturas africanas no ensino vai decorrer de 20 a 22 de Janeiro próximo em Ouagadougou, capital do Burkina Faso, anunciou um comunicado da Associação para o Desenvolvimento da Educação em África (ADEA) publicado terça-feira em Dakar.
"A conferência engajará os Ministérios africanos da Educação, os parceiros de desenvolvimento da educação, os profissionais do sector e os investigadores num intercâmbio sobre as lições tiradas das práticas concretas que visam promover e aplicar políticas eficazes da educação multilingue", indica o comunicado.
A reunião será organizada pela ADEA, pelo Instituto da UNESCO para a Apreendizagem Durante Toda Vida (UIL) e pelo Ministério burkinabe do Ensino Básico e Alfabetização, em parceria com a Agência Nacional de Cooperação Alemã (GTZ).
Segundo os organizadores, um estudo de 2005 encomendado pela ADEA, pelo UIL e pela GTZ, demonstrou a necessidade de promover a educação multilingue para melhorar a aprendizagem e a eficácia dos sistemas educativos africanos.
Este estudo foi apresentado em Windhoek, capital da Namíbia, na reunião de peritos no ensino em língua materna e educação bilingue.
Durante a conferência, os peritos discutirão, entre outros, os princípios directores para o desenvolvimento e a aplicação das políticas de ensino pelas línguas.