Agência Panafricana de Notícias

Conferência de Rio promete $ 513 biliões para desenvolvimento sustentável

Nova Iorque, Estados Unidos (PANA) – Os Governos do mundo inteiro, o setor privado e as organizações da sociedade civil comprometeram-se a mobilizar 513 biliões de dólares para financiar o desenvolvimento sustentável.

Este compromisso foi assumido na conferência da ONU sobre o desenvolvimento sustentável (Rio +20) que acaba de encerrar no Rio de Janeiro, no Brasil.

Segundo um comunicado da ONU divulgado sábado, "de todos os fundos prometidos, 323 biliões de dólares irão para a iniciativa do Secretário-Geral 'Energia Renovável para Todos', que deve garantir um acesso universal à energia limpa até 2030".

Um grande número de projetos e ações concretas foram planificados durante a Conferência, entre os quais a plantação de 100 milhões de árvores, a autonomização de cinco mil empresárias em África, bem como a reciclagem anual de 800 mil toneladas de PVC, uma das matérias plásticas mais utilizadas.

Quarenta mil pessoas, das quais chefes de Estado e de Governo, representantes de Organizações não Governamentais e do setor privado estiveram no Rio de Janeiro na semana passada, a participar na Conferência de Rio +20 e criar novas políticas visando promover a prosperidade global, reduzir a pobreza e fazer progredir a justiça social e a proteção do ambiente.

O elemento-chave desta conferência foi o documento final, "O Futuro que queremos".

No plano do desenvolvimento, o Secretário-Geral Ban Ki-moon disse-se incentivado pelo número considerável de compromissos concretos (cerca de 700) que foram assumidos pelos Governos, pela indústria, pelo setor privado, pelas instituições financeiras e pela sociedade civil durante a conferência para realizar os objetivos fixados.

"Estou muito incentivado pelos compromissos políticos fortes dos dirigentes do mundo que concluiram um acordo no documento final que nos abre a via para o desenvolvimento sustentável", disse Ban durante um encontro com a imprensa.

O documento final exorta a numerosas ações destinadas a lançar o processo da realização dos objetivos do desenvolvimento sustentável, expondo detalhadamente como a economia verde pode ser utilizada como meio de alcançar um desenvolvimento sustentável e preconizando o reforço do Programa das Nações Unidas para o Ambiente (PNUA).

Sublinha também a importância de se reforçar a igualdade entre os sexos e reconhece a importância do voluntariado, do compromisso da sociedade civil e do mundo académico.

Mais de 50 milhões de pessoas participaram na conferência através das plataformas das redes sociais, exprimindo as suas opiniões, comentários e ideias, estabelecendo assim um diálogo global sobre as questões de sustentabilidade antes e durante a conferência.

"Rio +20 foi um grande sucesso", disse Sha Zukang, secretário-geral da conferência, numa entrevista.

"Houve uma participação considerável, mas a participação sem resultado não tem importância. Conseguimos concluir as negociações, bem como um acordo fixando objetivos de desenvolvimento sustentável, e também um fórum de alto nível encarregue de acompanhar a implementação dos compromissos tomados", congratulou-se Zukang.

-0- PANA AA/VAO/NFB/JSG/CJB/IZ 25junho2012