Agência Panafricana de Notícias

Conferência da África Oriental sobre paz e segurança aberta no Burundi

Dar-es-Salaam, Tanzânia (PANA) – Peritos sobre questões de paz e segurança e representantes de Organizações não Governamentais, da sociedade civil, de jovens, de mulheres e da imprensa estão reunidos desde esta quarta-feira em Bujumbura, a capital do Burundi, na segunda edição da Conferência da Comunidade Económica da África Oriental (EAC) consagrada à paz e segurança.

Sob o lema « Promover uma Cultura de Diálogo e Tolerância para Prevenir os Conflitos e a Coexistência Pacífica », a conferência deste ano avaliará os desafios da sub-região em matéria de paz e segurança e identificará as medidas operacionais que podem ser tomadas para promover o diálogo, a tolerância e a coexistência pacífica.

« Esta conferência é a melhor oportunidade para refletir sobre as ameaças e os desafios aos quais a sub-região faz face, mas também sobre as possibilidades que se oferecem a ela », declarou o secretário permanente do Ministério burundês encarregue das Questões da EAC, Jean Rigi.

« A paz e a segurança estão na base do desenvolvimento social e isto cria um clima favorável a uma vida harmoniosa e ao crescimento económico. Nós queremos uma África Oriental estável e próspera porque o diálogo, o respeito e a tolerância são essenciais para a marcha da região para uma África Oriental unida e íntegra”, declarou o governante burundês à imprensa nas vésperas da reunião.

Os participantes nesta conferência de três dias deverão produzir e trocar conhecimentos com vista a melhorar as capacidades de prevenção e de resolução dos conflitos, mas também definir as atividades potenciais futuras para a sub-região.

O tratado sobre a criação da EAC apresenta a promoção da paz, da segurança e da estabilidade no seu seio e uma boa vizinhança entre os Estados parceiros da comunidade como um objetivo fundamental.

-0- PANA AR/SEG/NFB/JSG/FK/TON 13nov2013