Agência Panafricana de Notícias

Conferência Nacional quer reforço de ações contra proliferação de armas na Líbia

Tripoli, Líbia (PANA) – A conferência nacional sobre « a promoção das instituições do Estado” sublinhou, domingo à noite em Tripoli, que a solução duradoura para o problema da proliferação de armas na Líbia reside no reforço das ações do Exército Nacional contra o fenómeno.

No termo da reunião decorrida sob o lema "Não às armas, sim ao Estado de Civil", os participantes defenderam, nas suas recomendações, um forte envolvimento da justiça para sancionar qualquer pessoa que utilizasse armas fora do seu quadro apropriado.

Eles recomendaram igualmente a sensibilização das populações aos riscos ligados à banalização da posse de armas pelos civis, bem como a necessidade de equipar brigadas do Exército nacional para ocupar edíficos administrativos e casernas libertas durante as batalhas que culminaram na destituição, a 23 de agosto último, do regime do coronel Muamar Kadafi, após 42 anos de poder sem partilha.

A conferência advogou igualmente medidas para incitar os jovens a ingressar nas fileiras do Exército Nacional, como salários atrativos, o seguro da saúde e o acesso prioritário aos meios como alojamentos e automóveis.

-0- PANA BY/TBM/MAR/DD 27dezembro2011