Agência Panafricana de Notícias

Comunidade internacional tenta acalmar situação política na Côte d'Ivoire

Abidjan, Côte d'Ivoire (PANA) - Preocupada pela situação prevalecente na Côte d'Ivoire após a segunda volta das eleições presidenciais de domingo passado, a comunidade internacional, através dos embaixadores acreditados em Abidjan, ativam-se junto das autoridades ivoirienses para uma conclusão feliz relativa à proclamação dos resultados, soube a PANA de fontes oficiais.

O representante especial do Secretário-Geral das Nações Unidas para a Côte d'Ivoire, Young Jin Choi, reuniu-se quarta-feira em Abidjan com o primeiro-ministro ivoiriense, Guillaume Soro, para discutir a gestão do processo pós-eleitoral, na presença dos embaixadores de França, Jean-Marc Simon, e dos Estados Unidos, Phillippe Carter III.

Eles recusaram prestar qualquer declarção à imprensa no termo da audiência que durou cerca de 30 minutos.

Por outro lado, o presidente da Comissão Eleitoral Independente (CEI), Youssouf Bakayoko, recebeu numerosos diplomatas conduzidos pelo embaixador do Vaticano, o Núncio Apóstolico Ambroise Madtha, decano do corpo diplomático acreditado na Côte d'Ivoire.

"Viemos encorajar o presidente da CEI a publicar os resultados provisórios da segunda volta", declarou o embaixador do Vaticano à saída da audiência.

-0- PANA GB/AAS/SOC/MAR/TON 02Dez2010