Agência Panafricana de Notícias

Comunidade internacional homenageia vítimas de naufrágio no Mediterrâneo

Bruxelas, Bélgica (PANA) – O Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, acompanhado da alta representante da União Europeia (UE) para os Negócios Estrangeiros, Federica Mogherini, e do primeiro-ministro italiano, Mattéo Renzi, viajaram esta segunda-feira pelo Mar Mediterrâneo a bordo do barco italiano San Gusto em homenagem às vítimas dos naufrágios que fizeram recentemente centenas de mortos, nomeadamente africanos, sobretudo eritreus, durante a travessia.

Segundo um comunicado oficial europeu, a alta representante da UE vai deslocar-se terça-feira a Nova Iorque (Estados Unidos) na sede da ONU para se avistar com os responsáveis de diferentes instâncias onusinas para examinar os meios de intensificar a luta contra o tráfico de seres humanos no Mediterrâneo.

Durante uma cimeira extraordinária, na semana passada em Bruxelas, os chefes de Estados e de Governos da UE decidiram triplicar o orçamento da operação Triton de controlo no Mediterrâneo, que poderá dispor de barcos, aviões e peritos para perseguir os barcos dos passadores.

Depois de obter o aval do Conselho de Segurança da ONU, através duma resolução, a UE poderá lançar operações de destruição no mar dos barcos dos passadores.

Os barcos dos passadores, à beira das costas líbias, utilizam bandeiras com inscrições em várias línguas africanas, instando os candidatos com destino à Europa a embarcar após o pagamento de importantes somas de dinheiro.

-0- PANA AK/IS/FK/TON 27abril2015