Agência Panafricana de Notícias

Comunidade internacional deve ajudar novas autoridades bissau-guineenses, diz ONU

Abidjan, Côte d’Ivoire (PANA) – A comunidade internacional deve mobilizar-se para acompanhar as novas autoridades bissau-guineenses já que as eleições foram realizadas em muito boas condições.

Este apelo foi lançado quarta-feira em Abidjan pelo representante especial do Secretário-Geral (SG) da Organização das Nações Unidas (ONU) para a África Ocidental, Saïd Djinnit, no termo de uma audiência com o Presidente ivoiriense, Alassane Ouatarra.

Djinnit disse ter havido durante o encontro uma convergência de pontos de vistas sobre a importância, para toda a comunidade internacional, de se mobilizar a fim de ajudar as autoridades legítimas bissau-guineenses a fazerem face a numerosos desafios, nomeadamente socioeconómicos e de consolidação das instituições públicas.

A seu ver, a Guiné-Bissau deve ter apoios necessários que lhe permitam fazer reformas importantes nos setores da segurança e da defesa e também conter o flagelo de droga.

A Guiné-Bissau começou a restabelecer a normalidade política no termo da segunda volta das eleições presidenciais decorrida a 18 de maio último e que consagrou a vitória de José Mário Vaz com 61,9 porcento dos votos contra 38,1 porcento do seu adversário Nuno Gomes Nabiam.

Apesar de ter aceite os resultados eleitorais "em nome da paz", Nabiam disse que os mesmos não correspondem à realidade porque, a seu ver, houve fraudes.

-0- PANA BAL/BEH/FK/DD 05junho2014