Agência Panafricana de Notícias

Comunidade internacional chamada a respeitar seus compromissos na Líbia

Tripoli, Líbia (PANA) – O Conselho Presidencial do Governo líbio de União Nacional exortou a comunidade internacional a respeitar os seus compromissos em matéria de apoio médico necessário e urgente às Forças Armadas que lutam contra o Daech (Estado Islâmico), na sequência dos confrontos que fizeram 14 mortos e 95 feridos entre as forças governamentais.

Num comunicado publicado esta quinta-feira, o Conselho Presidencial congratula-se com os progressos feitos nas batalhas travadas pelos « nossos corajosos soldados » para libertar a cidade de Sirtes "do espetro do terrorismo representado pela organização Daech", deplorando o número elevado dos "mártires do dever" e o número de feridos, que ultrapassou os 400.

A nota precisa que o Conselho Presidencial está « em contacto permanente com vários países irmãos para ocorrer a todas as necessidades dos feridos ».

O Governo líbio lançou, em maio último, uma operação militar destinada a libertar a cidade de Sirtes das mãos do Daech, que transformou esta cidade costeira numa retaguarda donde lança ataques para alargar a sua influência às outras províncias líbias.

Rejeitando uma intervenção militar estrangeira, o Conselho Presidencial aceitou contudo as promessas de ajuda das potências ocidentais na guerra contra a organização Daech, nomeadamente, em apoio logístico e formação das forças de segurança, além da troca de dados e de informações.

-0- PANA BY/JSG/FK/IZ 09junho2016