Agência Panafricana de Notícias

Companhia açucareira sul-africana quer relançar produção no Zimbabwe

Harare- Zimbabwe (PANA) -- O gigante sul-africano do açucar, Tongaat Hulett, prevê investir 70 milhões de rands (cerca de sete milhões de dólares americanos) para relançar a sua produção no Zimbabwe, onde as suas actividades foram afectadas pela reforma agrária controversa e uma economia em recessão, anunciou quarta-feira o seu director-geral, Peter Staude.
Em entrevista à imprensa, Straude disse que este investimento é necessário para elevar a produção ao seu nível recorde de 580 mil toneladas registado em 2002.
O director-geral da Tongast Hulett explicou que a sua filial, Triangle Limited, visa elevar a produção a 411 mil toneladas no próximo ano na perspectiva de alcançar o seu nível recorde até 2012.
Ele indicou que a produção a nível da filial zimbabweana, Triangle Limited, baixou nestes últimos anos, devido ao confisco das fazendas de cana-de-açúcar pelo Governo zimbabweano a favor dos camponeses negros bem como à baixa da produção que se seguiu.
No ano passado, prosseguiu, a companhia só rendeu 298 mil toneladas de açúcar ao passo que o controlo dos preços aplicado pelo Governo no sector afectou igualmente a produção.