Commonwealth organiza conferência regional de agências de luta contra corrupção de África
Dar es Salaam, Tanzânia (PANA) - O Secretariado da Commonwealth (Comunidade dos Países Anglófonos) organiza, de 7 a 9 de setembro corrente, a conferência regional de 2020 para as Agências de Luta contra a Corrupção em África, anuncia um comunicado oficial.
Trata-se de uma reunião da Associação das Agências de Luta contra a Corrução dos Países Africanos membros da Commonwealth é organizada cada ano desde a criação, em 2011, do Secretariado da Commonwealth.
De acordo com o comunicado, o Rwanda devia albergar a conferência deste ano, mas o evento foi adiado devido à pandemia do coronavíruas e realiza-se agora virtualmente.
A conferência deste ano decorrerá sob o lema « Avaliação dos Esforços de Luta contra a Corrupção e Recuperação de Bens em África”.
Sublinhando que restam 10 anos para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável fixados na Agenda de 2030, o Secretariado lembrou que o objetivo 16 visa reduzir os fluxos financeiros ilícitos, a corrupção e os subornos.
« A conferência procederá por conseguinte a uma avaliação dos progressos registados em África”, indica o comunicado.
Os chefes de órgãos de luta contra a corrupção dos países africanos membros da Commonwealth farão comunicações durante esta conferência.
Os outros eminentes intervenientes são peritos do Secretariado da Commonwealth, do Escritório das Nações Unidas de Luta contra o Crime e Droga, da Transparência Internacional (TI), do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), do Banco Mundial (BM), da Grant Thornton UK LLP, e da Fair Financial Investigações do Canadá.
O alto comissário do Gana no Reino Unido e Irlanda, Papa Owusu-Ankomah, presidirá à conferência.
A secretária-geral da Commonwealth, Patricia Scotland, fará uma importante comunicação para o arranque do evento.
-0- PANA AR/NFB/JSG/FK/IZ 05set2020