Commonwealth lança rede de colaboração para combate ao coronavrírus
Londres, Reino Unido (PANA) - Organizações acreditadas junto da Commonwealth lançaram terça-feira uma série de atividades para responder à pandemia de coronavírus (Covid-19), anunciou o Secretariado da comunidade dos países anglófonos.
O Secretariado declara, num comunicado publicado no seu site Internet, que, durante uma reunião virtual convocada pela secretária-geral, Patricia Scotland, os representantes de 19 organizações acreditadas pela Commonwealth partilharam exemplos práticos sobre a maneira como elas exploram “o espírito de família” que floresce entre os povos e as instituições dos 54 países-membros da comunidade anglófona, no quadro da sua luta contra a pandemia.
A Commonwealth agrupa essencialmente a Grã-Bretanha e as suas antigas colónias.
Segundo o comunicado, os participantes apresentaram iniciativas inovadoras e inclusivas para as quais as suas organizações estão mobilizadas com vista a enfrentar o impacto socioeconómico.
Estas abordagens vão da reorientação do pessoal e equipamento destinados a um programa de vacinação à gestão da propagação da epidemia, passando pela partilha de vídeos de saúde pública relativos à lavagem das mãos, e ao recrutamente dos jovens como voluntários na resposta de emergência.
"Este trabalho formidável realizado através da nossa Commonwealth inspira-me imenso e eu gostaria de agradecer a todos o que vocês já fizeram e que eu sei que vocês continuarão a fazer”, regozijou-se a secretária-geral.
Contrariamente a muitos outros, prosseguiu, "nós temos a sorte de termos já instaladas redes essenciais para combater o vírus. A Commonweath e a nossa rede de organizações são mais do que nunca necessárias”.
A secretária-geral encorajou as organizações a partilharem, no seio da rede, aquilo que elas aprendem a fim de o amplificarem e apoiarem-se mutuamente no espírito de boa vontade e de ajuda mútua da Commonwealth.
O Centro de Resposta ao Coronavírus da Commonwealth representa uma plataforma dinâmica para as suas organizações partilharem informações sobre os seus trabalhos de resposta à pandemia, indica o comunicado.
-0- PANA MA/NFB/BEH/FK/DD 22abril2020