Conakry, Guiné (PANA) - Um Comité de Normalização (CONOR) substituiu, desde terça-feira, a Federação Guineense de Futebol (FEGUIFOOT, sigla em francês), na sequência de uma decisão da Federaçāo Internacional de Futebol (FIFA) de suspender, em maio último, o processo de eleição de uma nova mesa devido a várias anomalias que disse ter constatado.
Composto por quatro membros, o CONOR, que será chefiado pela Mariam Sy Diallo, uma ex-ministro do Turismo sob a Transição em 2008, evoluindo no privado permanecerá em funções até junho de 2021.
"Os membros do Comité serão objeto de um controlo de elegibilidade pela Comissão de controlo da FIFA, em conformidade com os regulamentos de governação desta última. A confirmação na sua posição depende dos resultados do dito controlo de elegibilidade", lembra o órgão dirigente do futebol mundial,
As principais tarefas do CONOR consistirão em gerir os negócios quotidianos da FEGUIFOOT, para determinar, em cooperação com a administração da FIFA, se disposições específicas dos estatutos ou do código eleitoral da Federação devem ser emendada com vista ao processo eleitoral.
A nova estrutura fará com que os novos membros das comissões eleitorais e de recurso, bem como os órgãos judiciais, sejam nomeados pelo Congresso da Federação (FEGUIFOOT).
-0- PANA AC/JSG/DIM/DD 1dez2021