Agência Panafricana de Notícias

Comité árabe acusa Israel de bloquear negociações de paz

Sirtes- Líbia (PANA) -- O comité ministerial da iniciativa árabe de paz, reunido sexta-feira à noite em Sirtes, no centro da Líbia sob a presidência do ministro qatari dos Negócios Estrangeiros, Cheikh Hamad Ben Jassem Al-Thani, acusou Israel de ser responsável pelo bloqueio das negociações diretas entre Palestinos e Israelitas devido à continuação da política de colonização nos territórios ocupados.
O comité, que reuniu-se em prelúdio da Cimeira Árabe extraordinária que vai iniciar os seus trabalhos neste sábado em Sirtes, acompanhou uma exposição do presidente da Autoridade Nacional Palestina, Mahmoud Abbas, e analisou os últimos desenvolvimentos da questão palestina antes de acusar que o Estado Hebraíco assume a inteira responsabilidade da suspensão das negociações diretas israelo- palestinas devido à colonização ilegal e suas repercussões perigosas.
"A continuação das negociações diretas entre Palestinos e Israelitas exige a suspensão total da colonização nos territórios ocupados, incluindo em Al-Qods Leste", afirmou o comité num comunicado divulgado no final da sua reunião, manifestando o seu apoio total aos esforços do Presidente palestino para pôr termo a estas atividades ilegais.
O comité congratulou-se, neste sentido, com as posições anunciadas pelo Presidente norte-americano, Barack Obama, no seu discurso diante da Assembleia Geral da ONU, a 23 de setembro último, e exprimiu a sua inteira disposição em colaborar com a Administração norte-americana para traduzir em fatos o conteúdo da mensagem da Casa Branca.
Os ministros árabes apelaram igualmente aos Estados Unidos a reconhecerem um Estado palestino independente com Al-Qods Leste como capital e a desdobrarem os seus esforços no sentido a pôr termo à colonização.
Apelaram, por outro lado, ao fim da ocupação dos territórios no sul do Líbano e no Golan sírio e a implementar as decisões da ONU conexas, reiterando ao mesmo tempo a recusa de qualquer solução parcial ou conjuntural a propósito desta questão.
O comité árabe de paz pediu à comunidade internacional para tomar as medidas que se impõem com vista a levantar imediatamente o bloqueio imposto à Faixa de Gaza e apelou aos Palestinos a unir-se e a resolver as divisões para preservar os interesses do povo palestino.
Apelou, neste sentido, à realização duma reunião do comité árabe de paz dentro de um mês para analisar as alternativas propostas pelo Presidente palestino e tomar as medidas apropriadas neste sentido.