Agência Panafricana de Notícias

Comité Regional da OMS para África organiza 61ª sessão na Côte d'Ivoire

Abidjan, Côte d'Ivoire (PANA) - A capital política ivoiriense, Yamoussoukro (centro), vai acolher de 29 de agosto a 2 de setembro a 61ª sessão do Comité Regional da Organização Mundial da Saúde (OMS) para África, soube a PANA quinta-feira de fonte oficial em Abidjan.

Esta sessão, após a de Malabo (Guiné Equatorial) em 2010, vai examinar, entre outros, o relatório das atividades da OMS em África que será apresentado pelo seu diretor-regional, o Angolano Luís Sambo.

A reunião inclui igualmente o exame do orçamento programa da OMS para biénio 2012-2013 e orientações para a sua aplicação na região.

Ela abordará ainda a criação dum Fundo Africano para as Emergências de Saúde Pública, dotado de 100 milhões de dólares americanos, cuja proposta foi formulada pelo Dr. Sambo e aprovada pelos ministros durante a sessão do Comité Regional de Malabo.

A reunião inaugural e o lançamento da Federação Africana das Associações de Saúde Pública, bem como uma mesa redonda sobre o tema "Financiamento da Saúde: Partilha de Experiências em Matéria de Mobilização dos Fundos para Realizar os Objetivos Nacionais de Desenvolvimento Sanitário" estão igualmente previstas.

Por esta razão, pelo menos 20 ministros da Economia e Finanças dos países membros deverão participar na sessão de Yamoussoukro.

A Côte d'Ivoire concede um interesse particular a este evento que ela acolhe pela primeira vez em 60 anos.

A ministra ivoiriense da Saúde, Thérèse Yoman, apelou à mobilização das altas autoridades e de todos os cidadãos para enfrentar o desafio da organização e do êxito desta reunião que deverá contar com cerca de 600 participantes, incluindo a diretora-geral da OMS, Margaret Chan.

-0- PANA GB/JSG/MAR/TON 25agosto2011