Agência Panafricana de Notícias

Comité Olímpico Internacional estuda levantamento de suspensão do Gana

Accra, Gana (PANA) – O Gana poderá brevemente reintegrar o movimento olímpico internacional depois de o Comité Olímpico Internacional (COI) notar "progressos consideráveis” registados pelo país para modificar a sua legislação desportiva.

O Gana foi suspenso em janeiro de 2011 pelo Conselho Executivo do COI devido à «falta de engajamento a revisar a legislação desporitva antes do fim de 2010 ».

Num comunicado divulgado no termo duma reunião em Lausana , na Suíça, entre o COI, o Comité Olímpico do Gana (GOC) e o Governo ganense, o COI declarou que, em reconhecimento dos progressos realizados, o Conselho Executivo do COI estudará o levantamento da suspensão após a aprovação pelo Parlamento do novo Instrumento Legislativo (IL) sobre o desporto que substitui o LI 1088.

"Isto deverá ter lugar em Durban, na África do Sul, em julho", declarou o ministro dos Desportos, Clement Humado, que se fazia acompanhar pela secretária-geral adjunta da Presidência, Valeri Sawyerr, na reunião de Lausana.

O ministro indicou que o Parlameto deverá adotar a nova legislação a 6 de julho e, num comunicado divulgado segunda-feira à noite, ele precisa que foi decidido durante a reunião de 24 de junho de 2011, na presença duma equipa do GOC liderada por Benson Baba, que o GOC deverá imediatamente iniciar diferentes processos preparatórios que desembocarão numa organização de eleições , logo que possível, após o levantamento da suspensão.

« Uma vez a suspensão do GOC levantada pelo Conselho Executivo do COI, o GOC tomará imediatamente todas as medidas necessárias para convocar a sua assembleia geral eletiva logo que possível », indica o comunicado.

O CIO vai supervisionar o processo, segundo o comunicado.

Todas as partes aceitaram « trabalhar juntos de maneira construtiva no interesse do desporto e dos atletas do Gana ».

-0- PANA MA/SEG/NFB/JSG/MAR/TON 28junho2011