Agência Panafricana de Notícias

Comissário de Justiça estadual assassinado por desconhecidos na Nigéria

Lagos, Nigéria (PANA) - Homens armados ainda não identificados assassinaram segunda-feira à noite, na sua casa, Alhaji Zanna Mallam-Gana, comissário para a Justiça do Estado de Borno, no norte da Nigéria, bastião espiritual da seita islamita Boko Haram, anunciou terça-feira a imprensa local.

Baseado em Maiduguri, a capital do Estado, Alhaji Zanna Mallam-Gana passa normalmente os seus fins de semana na sua casa familiar em Bama.

A explosão de uma bomba que obrigou soldados a bloquear a estrada Bama-Maiduguri impediu Alhaji Zanna de regressar domingo à sua base, como de costume.

O comissário de Polícia do Estado, Yuguda Abdullahi, que confirmou o assassinato, indicou que a sua corporação "já começou as suas investigações", mas não disse se Boko Haram era suspeita neste ato.

Este é o segundo assassianto de uma personalidade neste Estado em dois meses, após o de Alhaji Kadiri Kaza´a, antigo comissário para o Ambiente, por homens armados desconhecidos, em agosto passado.

Este último assassinato ocorreu no mesmo dia que o Exército anunciou ter morto um alto responsável da Boko Haram e detido dois outros durante uma operação levada a cabo na madrugada em Kano, no norte.

Na sua campanha para a criação de um Estado islâmico na Nigéria, a seita Boko Haram mata altos responsáveis governamentais e homens políticos, e comete atentados à boma e ataques armados que já fizeram mais de mil e 400 mortos desde 2009.

-0- PANA ADE/SEG/NFB/JSG/MAR/IZ 18set2012