Comissário da ONU para refugiados visita África do Sul
Pretória, África do Sul (PANA) - O alto comissário das Nações Unidas para os Refugiados, Filipo Grandi, chegou à África do Sul terça-feira para uma visita de 48 horas ao país.
Encontros com as autoridades sul-africanas, líderes empresariais e representantes nacionais de agências onusinas, entre outros, estão na agenda da sua visita a este país da África austral.
Logo após a sua chegada terça-feira, ele encontrou-se com representantes de refugiados e requerentes de asilo, em Pretória, com a participação, por vídeoconferência, de dois líderes da comunidade de refugiados da Cidade do Cabo.
Durante a reunião, Grandhi ouviu atentamente as preocupações dos seus interlocutores, essencialmente relacionadas com o acesso à documentação, à informação, ao processo de obtenção do estatuto de apátrida e à segurança pessoal.
"Mantive um encontro construtivo com alguns representantes de refugiados, hoje em Pretória", disse Gandhi, notando que manifestou a disponibilidade do Alto Comissariado da ONU para os Refugiados (ACNUR) de continuar atento às preocupações levantadas e comunicá-las às autoridades sul-africanas.
O ACNUR instou igualmente os refugiados a continuarem a expressar as suas inquietações de forma pacífica.
Na semana passada, que centenas de estrangeiros concentraram-se diante das instalações do ACNUR, na Cidade do Cabo, exigindo assistência para retornarem aos seus países de origem.
Os cidadãos estrangeiros residentes, na África do Sul, a maioria dos quais dizem ser requerentes de asilo de diferentes países africanos, declararam que querem deixar este país da África Austral devido à insegurança.
De acordo com estatísticas oficiais, a África do Sul abriga 268 mil refugiados e requerentes de asilo, principalmente da Somália, da Etiópia, do Zimbabwe da República Democrática do Congo (RDC).
-0- PANA AR/VAO/BAI/BEH/DIM/IZ 16out2019